Pomerode – SC

portal pomerode

Pertinho de Blumenau está Pomerode, a cidade que se autodenomina a mais alemã do Brasil. É a principal atração da rota chamada “Vale Europeu”, que engloba ainda Jaraguá do Sul, Indaial e Timbó. O nome da cidade é uma homenagem aos imigrantes vindos da Pomerânia, no norte da Alemanha, que colonizaram a região do Vale de Itajaí por volta de 1860. Hoje, Pomerode tem cerca de 28 mil habitantes e possui aquele charme de cidade pequena e bem conservada.

Além da gastronomia, o principal atrativo turístico são as construções típicas alemãs, que utilizam a técnica enxaimel. Hastes de madeira se encaixam entre pedras e tijolos, dando estilo e beleza às construções. Na Rota do Enxaimel, está a maior concentração de casas neste estilo fora da Alemanha. São cerca de 16 km de percurso.

siedlertal
Restaurante Siedlertal

A gastronomia alemã pode ser saboreada em diversos restaurantes e confeitarias. O restaurante Siedlertal oferece buffet livre a cerca de R$ 30,00 por pessoa. Joelho de porco, chucrute e salsichão não faltam e são deliciosos. Os garçons se vestem a carater e é irresistível tirar uma fotinha com eles.

Para degustar os doces, a Confeitaria Torten Paradies é a dica. Vende-se lá o melhor apfelstrudel (strudel de maçã) da região. A tarde, a confeitaria serve café colonial.

Pomerode também é ótima para comprar porcelanas. Na fábrica da Schmidt, há uma loja própria e os preços são atrativos. A Oxford Porcelanas também acaba de instalar em Pomerode uma fábrica de cristais. Em abril, para inaugurar a fábrica, realizou uma feira com peças de cristais bem em conta.

Anúncios

5 comentários

  1. Mto bacana o post!! Só corrigindo uma pequena informação: a Rota do Enxaimel possui a maior concentração de casas construídas em técnica enxaimel – o estilo é medieval – da cidade de Pomerode, não existente fora da Alemanha. E o trajeto tem ao todo 16km… a caminhada promovida há pouco tempo na região percorreu apenas 9km do trecho.

  2. a mais alema das cidades brasileiras, merece receber mais este presente, a fabricacao artesanal de cristais pela Oxford Porcelanas fortalece e enaltece a atividade, resgata um processo tao fascinante que merece ser perpetuado, fazer cristais artesanalmente é muito bacana; estive la, comprei cristais na feira e visitei a fabricacao, um show…, Parabens Pomerode!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s