Museu d´Orsay – Paris

Museu em Paris
Museu d´Orsay

Na margem oposta ao Louvre está o Museu d´Orsay. Este grandioso museu reúne uma vasta coleção de obras impressionistas e pós-impessionistas da segunda metade do século XIX e início do século XX. Os grandes destaques são as pinturas de Van Gogh, Monet e Degas, meu preferido.

Interior do museu d´orsay
O relógio da antiga estação, ao fundo

O museu ocupa um edifício que antes era uma estação ferroviária, chamada Gare d´Orsay, que funcionou de 1898 a 1973. O saguão principal é lindo, especialmente pelo enorme relógio da antiga estação.

O Museu d´Orsay abriu ao público recentemente, em 1986. A maioria das obras veio do Louvre, do Museu do Jeu de Paume e do Museu de Arte Moderna. São mais de 3 mil pinturas, 10 mil desenhos, 14 mil projetos arquitetônicos, 2,4 mil esculturas, 1,3 mil móveis e objetos de arte e 31 mil fotografias.

Museu d´orsay
As bailarinas de Degas

Ao contrário do Louvre, que é gigante, o Museu d´Orsay é mais enxuto e, por isso, rende um passeio mais tranquilo. Pelas galerias, vamos reconhecendo vários obras famosas.

A série de quadros de bailarinas pintada por Edgar Degas é maravilhosa. Foram esses quadros delicados que tornaram Degas um pintor de renome.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s