Van Gogh Museum – Amsterdam

Museu Van Gogh
Van Gogh Museum

O Museu Van Gogh reúne a maior coleção de obras de Vincent van Gogh, um dos pintores mais conhecidos do mundo, tanto pela sua obra quanto pela sua trajetória trágica. O Museu reúne mais de 200 pinturas e 400 desenhos de várias épocas criativas do pintor, que nasceu em 1853 e morreu em 1890, aos 37 anos, vítima de suicídio. A visita ao Museu permite conhecer a fundo a obra de Van Gogh e entender como o estado da sua mente vai influenciando as suas pinturas.

Campo de trigo com corvos
Campo de Trigo com Corvos, uma das últimas e mais famosas obras de Van Gogh (Foto: http://www.vangoghmuseum.nl)

Durante sua vida, não obteve reconhecimento. Foi sustentado praticamente a vida toda pelo irmão, Theo, seu grande incentivador.

A doença mental que o levou a permanecer os últimos anos de sua vida internado em hospitais psiquiátricos foi revelada em 1888, quando, em um surto psicótico, cortou a própria orelha. Passou alguns meses internado em um hospital em Arles, no sul da França, e logo depois de receber alta decidiu se internar voluntariamente em outro hospital em Saint-Rémy, onde permaneceu por um ano. Neste período, produziu cerca de 150 pinturas.

Museu Van Gogh
Túmulos de Vincent e Theo (Foto: http://www.vangoghmuseum.nl)

No ano de sua morte, Van Gogh deixa a clínica em Saint-Rémy e parte para Auvers-sur-Oise, próximo de Paris. Neste período, produzia uma obra por dia. Uma delas, o famoso Campo de Trigo com Corvos.

Em julho, em depressão profunda, dirige-se ao mesmo campo de trigo e atira no próprio peito, morrendo dois dias depois, nos braços de seu irmão, que, por sua vez, morre no ano seguinte, em 1891.

A viúva de Theo leva as obras de Van Gogh de volta à Holanda e seu filho, Vincent Willem van Gogh, realiza a doação de toda a coleção à Fundação Vincent van Gogh, criada em 1962 e que deu origem ao Museu, inaugurado em 1973.

O Museu é disputado e na alta temporada formam-se longas filas. Para driblar as filas, há uma loja quase em frente ao Museu que vende ingressos para várias atrações turísticas. Fica aqui a dica.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s