Vale dos Vinhedos – RS

Vinícola Miolo
Minicurso de degustação na Miolo

O Vale dos Vinhedos é uma região da Serra Gaúcha que reúne mais de 30 vinícolas de todos os portes. O Vale fica no encontro dos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. É um delicioso passeio, com direito a várias sessões de desgutação. Por isso, atenção! Tome um café da manhã reforçado para aguentar a maratona de degustação.

Miolo
Vinícola Miolo

Uma das principais vinícolas é a Miolo. A visita é guiada por enólogos ou estudantes de enologia e as degustações são feitas em uma sala de aula super confortável. Lá, degustamos quatro tipos de vinhos e um espumante. O valor da visita é convertido em compras na loja. Pode-se optar por três diferentes tipos de ingresso, com valores que correspondem à categoria dos vinhos que serão degustados. Pode pegar o mais caro sem medo, pois é impossível sair de lá sem comprar uma caixa de vinhos. Para os casais, o ideal é pegar dois tickets diferentes para que ambos provem todos os vinhos e espumantes.

Outra vinícola interessante que vale a visita é a Pertelongo, pioneira na produção de champagne no Brasil. Isso mesmo, champagne! A Vinícola Peterlongo é a única vinícola brasileira autorizada judicialmente a utilizar o termo champagne em seus produtos. Nem todos sabem que o termo somente pode ser usado pelas vinícolas da região de Champagne, na França. Todos os demais devem ser chamados de espumantes, apesar do processo de fabricação ser semelhante.

Vale dos vinhedos
Vinícola Peterlongo (Foto: http://www.peterlongo.com.br)

Durante a degustação, aprendemos a diferença entre o champagne/espumante e os frisantes. Os primeiros são produtos com gás carbônico natural, resultante da segunda fermentação do vinho base. Já os frisantes são aqueles em que o gás carbônico é injetado ou adicionado.

Outra atração na Pertelongo é a demonstração da sabragem do champagne, um método de abrir a garrafa com um sabre, um tipo de uma espada. A sabragem tornou-se popular com Napoleão, um apreciador da bebida, que utilizava o método para abrir o champagne nos campos de batalha ao comemorar suas vitórias.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s