Palácio Ducal – Veneza

Palácio Ducal

O Palácio Ducal era a residência oficial do Doge, autoridade máxima da República de Veneza, fundada no século IX e extinta em 1797 quando a cidade foi invadida por Napoleão. O elegante palácio que vemos atualmente começou a ser construído no século XIII. Além de residência do Doge, o edifício era a sede do governo veneziano, abrigando diversas instituições, como o Palácio da Justiça.

venezaDentro do palácio, também ficavam as prisões, no subterrâneo, abaixo do nível da água e, por isso, insalubres.

venezaNo século XVII, foi construído um edifício do outro lado do rio exclusivo para as prisões, chamado Prigioni Nuove (Prisões Novas). Ligando o Palácio Ducal à Prigioni Nuove está a famosíssima Ponte dos Suspiros, que leva esse nome por um motivo nada romântico.

Ponte dei Sospiri
Ponte dos suspiros

Conta a história que os prisioneiros transferidos para as prisões suspiravam ao admirar pela última vez a paisagem de Veneza a partir da ponte. Não sei como essa história triste levou à criação do mito de que os casais devem se beijar no momento em que passam pela ponte para garantir o amor eterno ou a volta à Veneza…

O Palácio Ducal tem as suas fachadas esculpidas em mármore. Do pátio central, a vista é deslumbrante.

palacio ducalUm dos pontos altos é a Escadaria dos Gigantes, onde os Doges eram coroados. No topo da escadaria, estão duas estátuas de Marte e Neptuno, representando o poder e o domínio de Veneza sobre a terra e o mar.

palacio ducalA entrada principal do Palácio Ducal era pela Porta della Carta, em estilo gótico.

palacio ducalNo primeiro piso, está a Sala do Conselho Maior, que possui uma monumental pintura de Tintoretto, considerada a maior tela do mundo. Vale a pena a visita!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s