Basílica de São Pedro – Vaticano

Michelangelo
Pietà, de Michelangelo, está protegida por um vidro à prova de balas

A maior igreja cristã do mundo, a Basília de São Pedro, guarda verdadeiros tesouros em seu interior. É lá que está a Pietà de Michelangelo e o túmulo de São Pedro, um dos 12 apóstolos de Jesus e o primeiro papa da Igreja Católica.

Basílica de São Pedro
A Necrópole ou Cidade dos Mortos

A história da Basílica está diretamente ligada ao túmulo de São Pedro. Executado no ano 64 d.C, Pedro foi enterrado na Colina do Vaticano, sendo seu túmulo marcado apenas com uma pedra vermelha. Trezentos anos depois, foi construída sobre o túmulo a antiga Basílica, que foi substituída pela atual em 1590. Somente nos anos 1950 foram feitas escavações no subsolo da Basílica que permitiram encontrar os restos mortais de São Pedro.

O túmulo pode ser visto na Necrópole, ou Cidade dos Mortos, no subterrâneo da Basílica, bem abaixo do imenso Baldaquino projetado por Benini. O acesso às criptas pode ser feito por uma escadaria lateral. Lá, estão os túmulos de diversos papas e também de pessoas importantes para a Igreja, como a rainha Cristina, da Suécia, que abdicou do trono em 1654 após ter se convertido ao catolicismo, e do imperador Otto 2º, da Alemanha, coroado em 967.

Basílica de São Pedro - João Paulo II
João Paulo II

O túmulo do saudoso João Paulo II, entretanto, foi transferido em 2011 das grutas para o altar da Basílica, ao lado da Pietà, na ocasião de sua beatificação.

A Pietà encontra-se logo na entrada, à direita, protegida por um vidro à prova de balas. A proteção foi feita após o ataque em 1972, por um geólogo australiano de origem húngara que danificou seriamente a obra com golpes de martelo. A restauração da Pietà foi feita por um brasileiro, Deoclécio Redig de Campos.

A estátua de bronze de São Pedro, ao lado direito da nave, é parada obrigatória para os cristãos, que tocam ou beijam o seu pé, já gasto de tantos beijos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s