Shakespeare´s Globe – Londres

Atrações em Londres
Shakespeare´s Globe

Como uma apaixonada pela obra de Shakespeare, um ponto turístico obrigatório em Londres foi o Shakespeare´s Globe. Trata-se de uma réplica do Globe Theatre construído em 1599 e que, antes de ser destruído em 1613 por um incêndio, foi palco de várias das peças de Shakespeare, que era um dos sócios do teatro. O Globe Theatre foi reconstruído em 1614 e fechado em 1642 pelos puritanos, sendo totalmente demolido dois anos depois.

Maquete Globe Theatre
Maquete do Globe Theatre

O Globe de hoje é resultado de uma iniciativa do ator e diretor de teatro norte-americano Sam Wanamaker, que morreu em 1993 antes de ver a obra concluída. O teatro foi inaugurado em 1997 com a presença da rainha Elizabeth II.

Há tours guiados pelo teatro (consulte horários e preços aqui), que permitem conhecer um pouco mais da história de Shakespeare e do teatro daquela época. A visita começa na exposição de figurinos e objetos que foram recuperados do Globe original. Com um audio-guide, conseguimos nos aprofundar bem na história do teatro elisabetano.

Rainha Elizabeth
Figurino da Rainha Elizabeth

Ao entrar no teatro, imediatamente tentamos imaginar como era assistir a uma peça de Shakespeare naquela época. A capacidade do Globe é de cerca de 2 mil pessoas, sendo que a metade do público tem que ficar em pé, sob chuva ou frio, já que o teatro é à céu aberto.

É possível vivenciar esta experiência nos dias atuais, pois o Shakespeare´s Globe exibe peças durante o ano todo e o ingresso é disputado. Confira a programação no site e compre antecipadamente.

Uma curiosidade contada pelo guia durante a visita é que o Globe Theatre não possuía banheiros. O público que precisava ir ao banheiro tinha que sair do teatro e pagar novamente para entrar. Ainda bem que o ingresso era baratíssimo para quem não se importava em ficar em pé.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s