Castelo de Amboise – França

Château d'Amboise
Castelo de Amboise

Dos cerca de 300 castelos do Vale do Loire, Amboise é parada obrigatória. Este castelo, além de ter sido a residência preferida de diversos reis a partir de 1434 quando foi confiscado pelo rei Carlos VII, abriga o túmulo de Leonardo da Vinci, que passou os últimos anos de sua vida em Amboise, a convite do rei Francisco I, seu admirador e amigo pessoal.

Capela de Saint-Hubert
Túmulo de Leonardo da Vinci na Capela de Saint-Hubert

Leonardo da Vinci está enterrado na Capela de Saint-Hubert, que fica separada do castelo. No terraço, há um busto de Leonardo e um tanque blindado projetado pelo artista italiano, que era mestre em maquinários de guerra.

A visita guiada às dependências do castelo é interessantíssima. Entendemos como eram os costumes da corte de Carlos VIII, que nasceu e morreu em Amboise, passando pelo reinado de Luis XII, Francisco I e Henrique II. Casado com Catarina de Médici, Henrique II criou seus filhos em Amboise juntamente com a Rainha da Escócia, Maria Stuart, que foi prometida ainda criança ao futuro rei Francisco II, que morreu aos 16 anos.

Uma curiosidade é a morte de Carlos VIII, que ao correr durante um jogo com os seus pajens bateu violentamente a cabeça no umbral de uma porta e morreu.

A partir do reinado de Henrique II, Amboise entrou em declínio. Transformou-se em prisão durante o reinado de Luis XIV e, em 1848, tornou-se casa de exílio para El-Hadj Abd-el-Kader, fundador do estado argelino e herói da resistência contra o colonialismo francês.

Castelo de Amboise
Detalhes da fachada de Amboise

Atualmente, o Castelo de Amboise é menos da metade do que era em seus tempos de glória. Partes de Amboise foram demolidas durante a Revolução Francesa e outra parte durante o império de Napoleão. A II Guerra Mundial também causou sérios danos à construção.

Em seu interior, há vários móveis de época. Nos anos de Carlos VIII, conta-se que a higiene era precária e ratos circulavam livremente pelos cômodos. A evolução dos estilos de decoração ao longo dos séculos é uma atração à parte.

A vista do alto do castelo é maravilhosa. Amboise foi construída no alto de um rochedo e é possível visualizar a cidade toda e o rio Loire. Depois da visita ao castelo, vale a pena passear pela cidade, que é uma graça.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s