Lagoa da Torta, dunas e cavalos-marinhos – Jericoacoara/CE

jericoacoara
Lagoa da Torta, em Tatajuba

Ir ao Nordeste e não andar de bugue não dá, né! Em Jericoacoara, a melhor opção de passeio é a Lagoa da Torta, que na verdade está situada em outro município, Tatajuba, a 25 km de Jeri. O passeio passa por várias atrações antes de chegar à belíssima Lagoa da Torta.

jericoacoara
Cavalos-marinhos em Jericoacoara

A primeira parada é o berçário de cavalos-marinhos. De barco, percorremos o mangue formado pelo mar e o Rio Guriú. Somente os olhos experientes dos barqueiros conseguem localizar os cavalos-marinhos, que se escondem nas margens do mangue.

Não é permitido tocá-los, pois são muito frágeis, mas o jangadeiro coloca-os gentilmente em uma vasilha e deixa que a gente aprecie esses bichinhos simpáticos por alguns instantes, antes de soltá-los. É bonitinho, mas não é um passeio obrigatório. O passeio se paga à parte e não é caro.

jericoacoara
Travessia do Rio Guriú

Para atravessar o Rio Guriú, o bugue é transportado por embarcações movidas à força humana mesmo! Os nativos utilizam grandes estacas de madeira que tocam até a parte mais funda da travessia. É impressionante a força e a habilidade desses homens.

O passeio continua pelas dunas, com uma parada na impressionante Duna do Funil. Ali, pode-se praticar o esquibunda, mas a inclinação das paredes de areia é tão grande que desencoraja muita gente que pensa duas vezes na subida para voltar…

A chegada à Lagoa da Torta é refrescante depois de termos enfrentado as dunas e o que restou de Tatajuba, que foi soterrada pelas dunas para depois ser reconstruída em um local próximo.

jeri
Peixinhos na Lagoa da Torta

Ao chegar, já somos convidados a escolher o que vamos comer. Os garçons trazem os peixes e camarões ainda crus para escolhermos. A conta não sai muito barata, mas Jericoacoara realmente não é um destino barato. Jeri é muito frequentada por turistas estrangeiros e talvez por isso seja mais cara do que outras cidades do Nordeste.

Na lagoa, descansar nas redes dentro da água é irresistível. E, quando o almoço chega, milhares de peixinhos ficam aos nossos pés querendo as migalinhas. É um passeio realmente incrível.

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s