A curiosa arquitetura holandesa – Amsterdam

As casas inclinadas de Amsterdam

Percebeu algo errado na foto acima? Sim, as casas estão tortas, totalmente inclinadas para a frente, em ângulos absurdos. Estamos em Amsterdam, cidade cheia de esquisitices e curiosidades. As casas inclinadas e estreitas fazem parte do roteiro turístico da capital da Holanda. Alguns tours passam em frente à casa mais estreita de Amsterdam, assim como da Europa, com apenas 2 metros de largura.

Casas inclinadas em Amsterdam

As casas tortas nos pegaram de surpresa. Somente na volta fui entender o motivo da inclinação das casas. Como as casas são muito estreitas e com escadas íngremes, os móveis são içados por um gancho no topo do prédio e entram pelas janelas, que são muito amplas. A inclinação nas casas é proposital pois evita que os móveis se choquem contra a fachada das casas.

A explicação é plausível, porém qual é o limite da inclinação? Algumas são levemente inclinadas e outras são exageradamente inclinadas. A impressão que dá é que foram entortando cada vez mais com o tempo. Inclusive, na foto acima, parece que há um cabo de aço segurando o topo da casa. Mas talvez não haja nenhum risco… Neste caso, os arquitetos e engenheiros holandeses são realmente bons!

2 comments

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s