Chegando a Sorrento de trem – Itália

Trem da Circumvesuviana (Foto: http://www.travel-pompeii.com)

Que os trens europeus são o melhor meio de transporte todo mundo sabe. Porém, na Itália, os trens regionais podem surpreender, negativamente. Fizemos o percurso Florença/Nápoli de Eurostar (excelente) e em Nápoli tínhamos que pegar o trem da rede Circumvesuviana para chegar a Sorrento.

Depois de alguns minutos perdidos na estação de Nápoli pela sinalização confusa (as setas que indicavam a Circumvesuviana nos levavam a lugar nenhum), conseguimos encontrar o guichê da Circumvesuviana e a estação de embarque. Quando chegou o trem, que decepção.

Sorrento

De longe, foi o pior meio de transporte que utilizamos nesta viagem. Os trens são totalmente pichados, sem ar condicionado, as estações não seguem a sequência lógica do mapa (vimos uma família se desesperar ao perceber que o trem não havia parado na estação que eles precisavam descer) e o percurso é longo (cerca de 1h de duração) e feio. O que salva é a visão do Vesúvio, ao longo de quase toda a viagem. Pelo menos, é barato, 4 euros o bilhete.

Foi uma experiência ótima, apesar de tudo. É o preço a se pagar para chegar ao paraíso que é Sorrento, parada obrigatória para a Ilha de Capri e a Costa Amalfitana.

Anúncios

37 comentários

  1. Olá!! Vamos para Sorrento em julho. Vamos de Roma para Nápoles e em Nápoles pegaremos o trem da Circumvesuviana. Vc acha que é necessário comprar os bilhetes com antecedência aqui no Brasil ou dá para comprar lá, na hora?
    Grata,
    Carine

    • Olá, Carine! Não dá para comprar o bilhete da Circumvesuviana aqui no Brasil. Vc vai ver que esta linha é como se fosse um metrô. O bilhete pode ser comprado tranquilamente na hora e os trens saem com frequencia de Nápoles com destino a Sorrento, que é a última estação desta linha. Agora, a passagem Roma/Nápoles pode ser comprada antecipadamente e é recomendável, especialmente por causa da alta temporada. Boa viagem!

  2. Olá. Somos em 7 pessoas com crianças de 12anos e gostariamos de ir a Capri vindo de Roma. Qual a melhor maneira de chegar lá. Via Napoli ou Via Sorrento? Obrigado Marcello

  3. Olá,
    pretendemos conhecer a costa amlfitana.
    A partir de roma, qual a melhor maneira de chegar até sorrento: de trem ou alugar um carro? Seria melhor dormir todas as noites em sorrento, ou dormir algumas noites em positano ou amalfi?
    Temos 8 noites e somos 4 adultos e duas crianças.
    Obrigada, Lucila

    • Olá, Lucila! De trem, terão que desembarcar em Nápoli para pegar o trem da Circumvesuviana que vai até Sorrento. De carro, terão a comodidade de chegar direto ao destino e, ainda, não depender de ônibus para percorrer as cidades da costa amalfitana. É uma boa opção sim. Dá para fixar Sorrento como base sim, pois a costa é relativamente enxuta (60 km de extensão). Boa viagem!

  4. Lucila, estarei em Roma e pretendo conhecer Sorrento ( 1dia), aí que está a dúvida, seu relato diz que o trem é feio e demorado, pergunto: Vc sabe se tem a opção de ônibus e se é mais rápido?

    • Olá, Gladys! O trem é o meio mais rápido. Os ônibus levam cerca de 8 horas de Roma a Sorrento (achei este site que compara todos os meios de transporte e pode te ajudar a tomar a decisão: http://www.positano.com/pt/como-chegar). Eu iria sem medo de trem, pois o trecho operado pela Circumvesuviana é curto (apenas de Nápoli a Sorrento). De Roma a Nápoli, é com a Eurostar, que é excelente. Se não quiser mesmo encarar a Circumvesuviana, existem ônibus que saem de Nápoli para Sorrento e levam pouco mais de 1h. O site que mencionei acima indica esta companhia: http://www.curreriviaggi.it/inglese/E_index.html . Mas devem haver outras opções, com certeza. Boa viagem!

  5. Obrigada, decidi por trem, 1 dia mesmo, vou de trenitalia a Napole e com a Circuvesuviana a Sorrento, durmo lá e retorno no outro dia,. Valeu!!

  6. Olá!
    Vou para Roma com meu marido e minhas 2 filhas (5 e 1 ano) em setembro. Vamos descer até a Sicilia. A princípio pensamos em algugar um carro, mas estamos pensando em ir de trem de Roma até Nápolis, paramos por 1 noite, depois nos fixamos em Sorrento para conhecer Capri num dia e Pompéia no outro, além de Sorrento, claro. Daí, alugaremos um carro e desceremos para a Sicilia. Voltaremos para Roma de avião. Deixaremos o carro em Palermo. A pergunta é: Melhor descer somente de carro desde Roma ou pegar um trem e alugar o carro somente em Sorrento? Lembre-se que irei com 2 crianças, ou me melhor, uma criança e um bebê.
    Obrigada desde já!!!

    • Olá, Gisele! O carro sempre é mais confortável quando se viaja com crianças, especialmente as de colo. Mas, se o seu objetivo for economizar, o trem com certeza sairá mto mais em conta. Principalmente porque em Sorrento você só tiraria o carro da garagem para ir a Pompeia. Este destino, inclusive, fica a poucas estações de Sorrento e poderia ser percorrida tranquilamente de trem com passagem baratíssima. Agora, se você for ficar mais um dia para percorrer a Costa Amalfitana, vale a pena alugar um carro! Ter a liberdade de percorrer a Costa de carro, parando aonde quiser sem se preocupar com os horários dos ônibus, não tem preço! Espero ter ajudado… Boa viagem!

  7. Olá. Somos um grupo de 5 pessoas. Vamos a Napoli e de lá direto a Sorrento, já que não tivemos boas referências sobre Napoli. Pretendemos ir de trem. Vc acha que esse tempo é suficiente para conhecermos a cidade e ainda irmos à Pompéia e Capri, passando uma noite nesta cidade? Vamos passar 20 dias na Itália e estamos preparando nosso roteiro. Tb gostaríamos, se der tempo, de fazer um passeio pela Costa Amalfitana, mas não vamos alugar carro. Poderia me dar uma sugestão? Desde já agradeço sua resposta.

    • Olá, Lucy! Para fazer este roteiro (Capri, Pompeia e Costa Amalfitana) o ideal é que você fique pelo menos 3 dias inteiros em Sorrento. Capri exige um dia inteiro e a Costa Amalfitana idem. Pompeia ainda dá para fazer em meio período, pois fica a poucas estações de trem de Sorrento. Para percorrer a Costa, há ônibus de linha. Recomendo muito este passeio! Um dos mais lindos que já fizemos! Boa viagem!

      • Obrigada pela ajuda. Sua resposta veio reforçar o que havíamos pensado. Só queria uma confirmação para não ter erro.Grata

  8. vou para roma dia 26 de outubro chego dia 27 cedo e ja quero pegar um trem para napoli..a minha duvida…fico umdia em napoli e depois pego o trem para Sorrento ou vou direto para Sorrento ???uns dizem que nao devo dormir em napoli..outros que devo….vou ficar em Sorrento e passear por positano capri e costa Amalfitana fico ate 3 de novembro e retorno para rOma ate dia 7 de novembro…….grata

  9. Olá. Estou procurando dicas para Itália em vários sites/blog e achei o seu agora e gostei bastante. parabéns!
    Já me esclareceu algumas dúvidas ao ler os outros comentários, mas vamos ver se consegue me ajudar mais!rs
    Vou de lua de mel em Setembro para Itália e vamos de trem de Roma para Nápoles. Pelo que vi aqui podemos comprar na Eurostar. É indicado comprar com antecedência nessa época ou na hora encontraremos com tranquilidade?
    Mas a minha maior dúvida é a seguinte, de Nápoles vamos para Sorrento e pelo que vi vamos pela Circumvesuviana que saem trens com frequência. Teremos 4 noites por lá. Pretendemos conhecer Sorrento, Positano, Amalfi/Atrani e Ravello. A pergunta é: É ideal fazermos uma base em lugar só ou ficar dois dias em Sorrento por exemplo e dois dias em Amalfi? Nós vamos alugar um carro para andar por lá. Sabe me dizer quanto tempo leva mais ou menos de Sorrento até Amalfi de carro? Você tem alguma indicação de hotéis mais em conta por lá e de aluguel de carro? Desculpe tantas perguntas, mas como não conhecemos nada por lá, queremos o máximo de dicas de quem já foi para minimizar erros. Desde já muito obrigada. Fico no seu aguardo. Beijos!

    • Olá, Natalia! Vamos por partes. Setembro não é alta temporada então teoricamente será tranquilo comprar os bilhetes na hora. Mas eu, particularmente, sempre prefiro comprar antecipadamente pois nunca sabemos se naquele dia haverá algum evento na região, por exemplo, que lote todos os trens daquele trajeto. Se não quiser comprar os bilhetes no Brasil, o q vc pode fazer é logo que chegar na Italia já ir a uma estação para comprar os bilhetes com alguns dias de antecedência…
      Sobre a costa amalfitana, as distâncias entre as cidades são pequenas e por isso não há necessidade de reservar dois hoteis. Pode fixar a hospedagem em Sorrento e cada dia conhecer uma praia diferente. Infelizmente não tenho indicações de locadoras de carro pois fizemos tudo com transporte público. Qto a hoteis na região, só posso indicar o que ficamos, o Majestic Palace, excelente! Espero ter ajudado! Boa viagem!

  10. Olá, estou planejando meu roteiro para setembro , depois de ficar 4 dias em Roma , quero seguir direto a Sorrento , e depois conhecer Capri e a Costa . Ao chegar em Sorrento pretendo ficar em um hotel, por uma noite e seguir na manha seguinte para Capri com uma noite lá, depois seguir direto para Positano ,uma noite e no dia seguinte conhecer ate o meio dia melhor Positano e a tarde Amalfi .
    Não pretendo alugar carro . Dúvidas .
    1- Ao ler no Booking não vejo que os Hosteis em Sorrento tem guarda volumes , pois não queria ir com a mala principal a Capri ,ou a locomoção com mala é facil:.
    2- Os onibus que saem de Sorrento apara Positano tem no periodo da tarde .
    3- O retorno de onibus da Amafi é facil tendo horario a noite . pois pretendo no ultimo dia dormir em Sorrento , para depois seguir viagem.

  11. Olá, viajarei para a Itália em outubro, chegarei em Roma, fico 5 dias depois irei para Nápoles e dali vou para Sorrento em trem. Minha ideia é chegar em Sorrento durante o dia, dormir e no outro dia à tarde ir para Positano, não estarei de carro… pretendo ficar 02 dias em Positano, de lá vou para Florença.

  12. Desculpe, enviei antes de terminar…
    Olá, viajarei para a Itália em outubro, chegarei em Roma, fico 5 dias depois irei para Nápoles e dali vou para Sorrento em trem. Minha ideia é chegar em Sorrento durante o dia, dormir e no outro dia à tarde ir para Positano, não estarei de carro… pretendo ficar 02 dias em Positano. O que você sugere? Ficar em Sorrento como base ir e voltar todos os dias ou pernoitar em Positano? Depois irei para Florença, como farei tudo em trem, terei que voltar para Sorrento, depois Náploes e logo Florença.

  13. Olá tudo bem? Seu post é muito elucidativo e ajudou muito a sanar minhas dúvidas porém ainda resta uma: qual estação de Napoles devo tomar o trem para Sorrento , pois vi que há várias estações.
    Muito obrigada

      • boa tarde vc mencionou que pode ir de napoles para sorrento de onibus e citou o site no dia 4/3/14 mas não abre o site……. muito perigoso o trem regional fiquei com medo e ambiente muito estrano… gostaria de saber quanto tempo leva sorrento para positano e qual é a melhor cidade da costa?

      • Oi, Elizabeth! O trem é mal conservado, mas acredito que não seja perigoso. Mtos turistas fazem este trajeto de trem. Na Costa Amalfitana, a cidade indispensável é Amalfi, com certeza!

  14. Olá! Adorando o seu post! Estamos indo 4 amigas para a Costa Amalfi no início de outubro. Pretendemos chegar em Napolis mais tarde e pernoitar próximo à Estação Garibaldi. No dia seguinte pegaremos o trem para Sorrento. Gostaria de saber como ir de Sorrento à Capri em bate-volta e também como pegar os ônibus de linha que vão para Amalfi e Positano. Vc acha que em um dia dará para conhecermos Amalfi e Positano e retornar à Sorrento à noite? Obrigada

    • Olá, Maria! Fiz dois outros posts que esclarecem bem o bate-volta a Capri e o deslocamento de ônibus pela costa. Se ainda assim ficar em dúvida me avise! Boa viagem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s