Como se vestir para visitar o Vaticano

No Vaticano e nas principais igrejas da Itália, muitos turistas são obrigados a dar meia volta por estarem com trajes “inadequados”. As regras são basicamente: não a camisetas regatas, saias ou bermudas curtas, tomara-que-caia ou blusas muito decotadas.

vaticano Nós seguimos à risca estes avisos e, apesar do calor de 40 graus que fazia em Roma, vestimos nossas calças jeans e camisetinhas comportadas e entramos sem problema algum.

Quem é pego desprevenido, tem que se virar nos 30. Muitas mulheres de tomara-que-caia compram lenços ou chales nas redondezas e cobrem os ombros. As meninas de bermudinhas e mini-saias usam os chales para fazer uma saia mais comprida e também conseguem entrar sem problemas.

Para os homens, é mais complicado, pois eles não podem usar este mesmo artifício. Vimos alguns serem impedidos de entrar por estarem com bermudas que iam até a metade da coxa. As bermudas precisam chegar até o joelho.

vaticanoPassei muito calor aquele dia com os jeans e, desde então, passei a levar na mochila sempre um chale para poder entrar nas igrejas sem problema. Foi muito útil, por exemplo, na Igreja de Santa Maria del Popolo, em Roma. Ao ser barrada pelo funcionário que apontou a minha saia, fui logo tirando o chale da mochila e amarrando-o na cintura, sendo imediatamente liberada.

Muitos acham estas exigências desnecessárias, mas temos que entender que é um sinal de respeito e não custa nada seguir algumas regras quando estamos no território de outros.

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s