Torre de Londres – Londres

Torre de Londres
O portão dos traidores

Entre todas as atrações da capital inglesa, a Torre de Londres é de longe uma das mais interessantes. A gigantesca estrutura, cuja construção iniciou em 1078, foi utilizada para diversos fins ao longo da história, sendo o mais conhecido deles como prisão e local de execução de gente famosa, como a rainha Ana Bolena, a segunda esposa de Henrique XVIII, decaptada em 1536. Hoje, além de receber milhares de turistas, guarda as joias da coroa britânica.

White Tower
White Tower. Na construção de trás, ficam as joias da coroa

A Torre de Londres é um verdadeiro complexo de construções que foram acrescentadas ao longo do tempo, somando 30 torres. A mais antiga delas é a Torre Branca, construída por Guilherme, o Conquistador, para proteger a cidade dos invasores externos. No século XIII, Henrique III transformou a Torre em Residência Real.

Já nesta época, a Torre de Londres recebia prisioneiros ilustres, que eram conduzidos pelo Portão dos Traidores, uma entrada discreta no nível da água. Entre os prioneiros esteve Thomas More, chanceler de Henrique VIII, e até a poderosa Elizabeth I, que permaneceu dois meses presa por um envolvimento suspeito.

A mesma sorte não teve Ana Bolena e Catarina Howard, a segunda e quinta rainha consorte da Inglaterra, respectivamente, que foram decaptadas, ambas por traição. No local onde as duas rainhas e outros cinco nobres foram executados, encontra-se um belo monumento.

Torre de Londres
Scaffold Site, onde sete nobres foram executados

Além dos nobres, a Torre de Londres recebia também presos religiosos. Estes, ao contrário da realeza que recebia um tratamento diferenciado, eram brutalmente torturados.

Entre todas as torres, a história da Bloody Tower (Torre Sangrenta) chama a atenção. Após a morte de Eduardo IV, em 1483, seus dois filhos foram considerados bastardos e enviados à Torre pelo seu tio Ricardo, que tornou-se o rei Ricardo III. Os Príncipes da Torre, como ficaram conhecidos, nunca mais foram vistos.  Conta a história que ambos foram assassinados na Torre e seus corpos enterrados no fundo de uma escadaria.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s