Château de Chambord – Vale do Loire

Château de Chambord

Dos mais de 300 castelos que se espalham pelo Vale do Loire, Chambord é o que eu acho o mais impressionante, pela sua arquitetura belíssima e porte majestoso. O Château de Chambord é o maior castelo do Vale do Loire, com nada menos do que 440 salas, 365 lareiras e 84 escadarias.

vale do loire
Inúmeras torres

A construção gigantesca levou mais de 20 anos para ser concluída e pouco foi utilizada pelo rei Francisco I, que, segundo a história, passou apenas sete semanas ao todo no castelo, com o objetivo de praticar o seu esporte favorito, a caça. Por isso, seu interior quase não possui mobília.

Chateau de Chambord
As lindas escadarias de Chambord

Uma das grandes atrações é a escadaria em dupla-hélice que dá acesso a todos os pisos. Duas pessoas podem utilizá-la sem nunca se encontrarem. Pela engenhosidade, há quem diga que o castelo foi projetado por Leonardo da Vinci, que passou os últimos anos de sua vida na França, a convite de Francisco I, seu admirador e amigo.

A vista dos telhados é deslumbrante. Chambord fica em uma imensa propriedade, com campos a perder de vista. A melhor vista, porém, é a partir do fosso. Lá, podemos apreciar a imensa fachada e o lindo telhado, formado por onze tipos de torres e três tipos de chaminés, sem simetria alguma.

Um dado interessante é que a decadência de Chambord deve-se justamente à sua grandiosidade. Os imensos espaços eram impossíveis de aquecer e nada práticos. Além disso, Chambord ficava distante de tudo, o que dificultava o abastecimento.

vale do loireO interior praticamente sem mobília é compensado por aposentos decorados como na época, com bonecos trajados elegantemente representando os membros da nobreza.

vale do loire
Exposição com trajes de época
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s