Basílica do Sangue Sagrado – Bruges

Basílica do Sangue Sagrado

Bruges é uma cidade linda, verdadeiramente saída de um conto de fadas, como dizem os personagens do “In Bruges”, um filme meio louco com Colin Farrell que assisti logo depois de nossa visita à Bélgica para matar as saudades. Fica pertinho de Bruxelas e é um ótimo passeio para se fazer em um dia. Dá para conhecer os principais pontos turísticos a pé e ainda desfrutar de um belo almoço regado a muita cerveja na praça central.

Basílica do sangue sagrado
O frasco que contém o sangue de Jesus

Um ponto turístico que chamou a nossa atenção, por destoar do cenário de conto de fadas, foi a Basília do Sangue Sagrado ou HeiligBloedbasiliek. A fachada gótica, escura e um pouco assustadora desperta curiosidade.

A Basílica foi construída no século XII, para ser a capela da residência do Conde de Flanders, e possui dois pisos, com duas capelas distintas. A de baixo preserva as características originais. Já a de cima foi reconstruída em estilo gótico no século XVI e passou por várias modificações no século XIX.

Lá dentro, está um frasco que contém o sangue de Cristo. A história conta que o sangue foi preservado por José de Arimatéia após a lavagem do corpo sem vida de Jesus. O frasco foi trazido para Bruges por Thierry de Alsace, o Conde de Flanders, após a Segunda Cruzada.

O frasco fica em uma pequena sala, ao lado da capela do segundo andar. O preço para ver o frasco é convidativo, cerca de 2 euros. Não tem muito o que se ver no museu além disso. Mas vale a pena.

 

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s